Bad Days
11 de setembro de 2019
Exibir tudo

Off Season

@frac.tal - Todos os direitos reservados

Assim como tudo no quesito treinamento, o período conhecido como “off season” também é algo individual e extremamente ignorado pela maioria de técnicos e atletas.

A existência, a duração e as restrições de um off season são características que irão variar de atleta para atleta, a depender especialmente dos seus objetivos, do seu calendário de provas para o próximo ciclo e principalmente do que acreditamos que ele precisa trabalhar (fraquezas).

Pela nossa experiência, acreditamos que esse é um período dos mais difíceis paras um coach realizar ajustes.

Atletas por sua vez, muitas vezes sem (ou com pouca) rotina de treino ficam agitados e contando os dias para o início da “temporada”. Desconhecem muitas vezes os benefícios e a necessidade de descansarem a cabeça e corpo ou ainda aproveitarem para trabalharem outros estímulos.

Alguns, normalmente atletas com um perfil mental não tão forte, sempre acham que mereciam mais dias off do que o sugerido na planilha… e eu sempre acho acho que cada um tem o que merece!

Gosto bastante de realizar um trabalho mais técnico e de força (muscular e mental),  e peço para evitarem as brincadeiras de academia como os 100 x 100 – muito comuns nesta época do ano e que não trazem benefício algum para a grande maioria dos atletas. Veja que estes atletas já treinaram o ano todo e a maioria com sessões entre 3-4, e então se verem desafiados a nadar 10k em um final de temporada (Brasil) não faz sentido algum.

Muitas são as formas de planejar o “off season”, que pode aparecer de diversas formas. Para quem passou a grande maioria do ano seguindo treinos estruturados, um período de off pode ser simplesmente realizar rodagens leves, sem nenhuma imposição de intensidade da nossa parte.

Para atletas visando performance e com objetivos sólidos para o ano seguinte, é indicado que aproveitem este período para ganhar mais confiança na modalidade que precisa de mais trabalho. Aproveitem por exemplo, para adicionar uma ou duas sessões a mais de natação na semana realizando um trabalho especifico, dando atenção as deficiências, ou mesmo trabalhar aquela transição tão sofrida que o fez perder a vaga neste ano.

Como o segredo é se manter minimamente ativo, aproveite para se divertir em outros esportes com amigos e familiares, mas sempre com o cuidado de evitar lesões!

Go Hard

Go Smart

GO TT

Os comentários estão encerrados.