{"id":5369,"date":"2021-02-16T09:41:56","date_gmt":"2021-02-16T12:41:56","guid":{"rendered":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/?p=5369"},"modified":"2021-02-16T09:42:25","modified_gmt":"2021-02-16T12:42:25","slug":"flat-tire","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/flat-tire\/","title":{"rendered":"Flat Tire"},"content":{"rendered":"

120 libras!<\/strong><\/p>\n

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Com o crescimento do triathlon e concomitantemente o aumento dos praticantes de ciclismo nos \u00faltimos anos, \u00e9 cada vez mais comum escutarmos sobre acidentes de todos os n\u00edveis envolvendo esportistas, ciclistas e triatletas.<\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 de hoje que a falta de educa\u00e7\u00e3o dos atletas, associada a uma falta de posicionamento das assessorias esportivas, tem elevado de forma exponencial os acidentes, sendo muitos deles graves.<\/p>\n

Em S\u00e3o Paulo sempre tivemos como referencia de local de treinos de ciclistas e triatletas, al\u00e9m das estradas que se tornaram cada vez menos amig\u00e1veis, a USP, Base A\u00e9rea em Guarulhos, o Riacho Grande (EV) e mais recentemente a ciclovia (h\u00e1 uns 13 anos mais ou menos).<\/p>\n

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100 libras!<\/strong><\/p>\n

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Alguns pontos importantes sempre nos chamaram aten\u00e7\u00e3o…<\/p>\n

Um dos maiores fatores que levaram \u00e0 proibi\u00e7\u00e3o do uso da USP por ciclistas, e em um segundo momento a libera\u00e7\u00e3o de um hor\u00e1rio reduzido, foi a grande falta de respeito do ciclista (triatletas ou n\u00e3o) com toda a comunidade da USP – corredores, carros, \u00f4nibus…etc. Vale lembrar para os mais novos no esporte, que n\u00e3o \u00e9 a primeira vez que a USP decide impor regras ou proibi\u00e7\u00f5es. Em 2005, j\u00e1 com este mesmo argumento de falta de respeito dos praticantes, a USP fechou suas portas para ciclistas. Naquele momento todos tiveram que se adaptar aos rolos (n\u00e3o t\u00ednhamos ainda a ciclovia), que na \u00e9poca eram apenas os famosos rolos \u201clivre\u201d ou o trainer de ferro mesmo (quem sabe, sabe…).<\/p>\n

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80 libras!<\/strong><\/p>\n

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Outro ponto que tamb\u00e9m chama a aten\u00e7\u00e3o \u00e9 que o crescimento destas modalidades atraiu um p\u00fablico grande que muitas vezes nunca teve a oportunidade de pedalar de forma mais \u201ccompetitiva\u201d na rua, e que tamb\u00e9m possui acervo motor reduzido. N\u00e3o digo isto de forma pejorativa, apenas \u00e9 um fato de que algumas pessoas possuem maior destreza em cima de duas rodas por conta de experi\u00eancias na inf\u00e2ncia\/adolesc\u00eancia do que outras.<\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 incomum ver atletas que n\u00e3o<\/u> sabem conduzir suas bicicletas em linha reta, n\u00e3o sabem conduzir apenas com uma m\u00e3o (n\u00e3o dominante), n\u00e3o possuem habilidades para saltar ou desviar de buracos ou mesmo para fazer uma curva mais fechada para direita e para esquerda, entre outros problemas que observamos. Seja em um percurso plano ou com subidas\/descidas (mais perigoso ainda), este ponto \u00e9 consideravelmente relevante e afeta a seguran\u00e7a do pr\u00f3prio ciclista e daqueles que o cruzam. Lembrando que hoje existem profissionais que podem auxiliar na aquisi\u00e7\u00e3o e treinamento destes pontos fracos, vale considerar.<\/p>\n

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50 libras!<\/strong><\/p>\n

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Bom, os atletas (de S\u00e3o Paulo, pelo menos) n\u00e3o t\u00eam aonde treinar e os poucos espa\u00e7os ainda restantes s\u00e3o de alto risco devido ao n\u00famero crescente de atletas em um espa\u00e7o consideravelmente reduzido. Conta b\u00e1sica n\u00e9?<\/p>\n

Neste mesmo espa\u00e7o reduzido, atletas mal preparados\/orientados em sua maioria e com altas expetativas de performance disputam metro a metro estes espa\u00e7os com o prop\u00f3sito de n\u00e3o perder o pelot\u00e3o ou seus PRs, Watts, KM\/h…\u00a0 Entendem muito de FTP e TSS, mas de sinaliza\u00e7\u00e3o b\u00e1sica em cima de uma bicicleta, passam longe!<\/p>\n

Assessorias esportivas formam pelot\u00f5es para treinar (h\u00e1 mais de 20 anos temos os famosos avan\u00e7ados, intermedi\u00e1rios e iniciantes), o que al\u00e9m de n\u00e3o fazer sentido pelo tipo de provas que participam (triathlon), ainda incentiva a \u201droda\u201d liberada e aumenta e muito o risco de quedas, principalmente com grupos grandes.<\/p>\n

Pedalar com algu\u00e9m \u00e9 diferente de pedalar em pelot\u00e3o perseguindo altas velocidade. N\u00e3o \u00e9 quest\u00e3o de pedalar totalmente sozinho, \u00e9 quest\u00e3o da situa\u00e7\u00e3o que \u00e9 gerada quando a preocupa\u00e7\u00e3o \u00e9 n\u00e3o perder a roda.<\/p>\n

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10 libras!<\/strong><\/p>\n

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Pouco espa\u00e7o + Pouca habilidade + Muita velocidade + Muita gente…<\/p>\n

\u00c9 com tudo isto exposto acima e com a falta de mobiliza\u00e7\u00e3o e conscientiza\u00e7\u00e3o de todos que fica a pergunta…
\nO que estamos deixando para as pr\u00f3ximas gera\u00e7\u00f5es de atletas?<\/p>\n

Com certeza um mal exemplo do que se fazer ou mesmo de como se comportar. E em algum momento e de alguma forma…todos pagaremos algum pre\u00e7o.<\/p>\n

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Flat tire!<\/strong><\/p>\n

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Training smarTT<\/p>\n

Wagner Spadotto<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

120 libras!   Com o crescimento do triathlon e concomitantemente o aumento dos praticantes de ciclismo nos \u00faltimos anos, \u00e9 cada vez mais comum escutarmos sobre acidentes de todos os n\u00edveis envolvendo esportistas, ciclistas e triatletas. N\u00e3o \u00e9 de hoje que a falta de educa\u00e7\u00e3o dos atletas, associada a uma falta de posicionamento das assessorias […]<\/p>\n","protected":false},"author":3,"featured_media":4408,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"content-type":"","inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[28],"tags":[],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5369"}],"collection":[{"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=5369"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5369\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/4408"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=5369"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=5369"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/spadottoteam.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=5369"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}