Tire suas dúvidas em nosso FAQ

O que é uma planilha de treinos?

A planilha de treinos é uma série de treinos estruturados que foram pensados e estruturados com um objetivo claro, seguindo uma evolução lógica, baseada na ciência e em nossa experiencia para que o seu objetivo seja alcançado. Todas as planilhas de treinos são específicas para um objetivo, uma prova e para um nível específico de atleta.

O que preciso para iniciar?

Nossas planilhas são estruturadas por FC (frequência cardíaca), pace (ritmo) ou PSE (percepção subjetiva de esforço).
Você poderá iniciar somente com um relógio simples no caso das planilhas estruturadas por PSE. Mas caso você possa, indicamos a utilização de algum relógio GPS, como Garmin, Polar ou Suunto para que possa acompanhar melhor os seus treinos. Além disso, é importante utilizar um medidor de frequência cardíaca, caso você opte por uma planilha estruturada por FC.

Estes relógios também sincronizam os dados do seu treino com o TrainingPeaks e desta forma você poderá comparar o treino realizado e o treino proposto.

Como faço para escolher a minha planilha de treinos?

Siga os passos descritos AQUI.

Que tipo de suporte é oferecido?

Quando você adquire uma planilha de treino, está adquirindo um mapa para que possa executar o seu objetivo no dia da prova. A execução dos passos ali descritos fica por conta do atleta, bem como qualquer tipo de ajuste ou alteração (leia a pergunta mais abaixo sobre alterações na planilha).

Sendo assim, as planilhas de treino não possuem acompanhamento de um coach. Caso você acredite que precise de alguém para individualizar os seus treinos e realizar esses ajustes, este trabalho com com um coach é o nosso modelo de coaching – conheça mais AQUI.

Com exceção de perguntas ou necessidades que se enquadrem no âmbito do coaching, ficamos à disposição para responder perguntas pontuais via e-mail no: virtualcoach@spadottoteam.com.br. Este e-mail fica à disposição para responder perguntas e questionamentos sobre as planilhas de treino.

Caso você necessite de uma auxilio ou ajuste pontual, você poderá requisitar um pacote de 10 emails específicos. Confira os valores AQUI.

Vale dizer que não prestamos assistência com assuntos relacionados ao TrainingPeaks, para isto acesse o Training Peaks Help Center.

Posso iniciar a planilha a qualquer momento?

Sim. Você pode iniciar quando quiser e inclusive reiniciar a planilha do zero sempre que desejar.

Para informações sobre como aplicar/desaplicar (iniciar/parar) a planilha de treinos no Training Peaks, leia aqui.

O que eu faço se eu perder um treino?

Que pena que você perdeu um treino! Sabemos que imprevistos acontecem, mas tente programar a sua semana com antecedência para que possa executar os treinos planejados.

Um ditado muito comum é que treino perdido é treino perdido e desta forma não sugerimos que altere a ordem ou o dia dos treinos, eles foram montados para que você evolua de forma controlada e constante. Alterações, ainda mais se constantes, nos treinos podem levar a um desempenho aquém do programado e um maior risco de lesões.

Caso você possua na sua planilha um DAY OFF, pode usar este dia para repor algum dos treinos que deixou de fazer durante a semana. No entanto, cuide para não realizar a mesma modalidade diversos dias seguidos:
Exemplo: se você possui treino de corrida no sábado e na segunda-feira seguinte, mas quer usar o domingo para repor alguma outra corrida que deixou de fazer, você acabaria correndo durante 3 dias seguidos – e isso pode levar a sobrecarga. Sugerimos normalmente dar um intervalo de pelo menos 1 dia entre modalidades.

Essencialmente, treino perdido é treino perdido!

Posso participar dos treinos presenciais da TT?

Os treinos presenciais e com estrutura da TT são reservados para os atletas que possuem acompanhamento dos coaches TT – conheça mais sobre esses planos AQUI.

Por que não posso mexer nos treinos da planilha?

Os treinos da planilha foram estruturados pensando especialmente no seu objetivo e a melhor forma de você chegar lá. Eles também levam em conta o estímulo e recuperação para melhora global do condicionamento. Alterar os treinos pode “dar ruim”.

A ordem que eu fizer os treinos importa?

Sim. Apesar de ser modalidade dependente, é apenas um corpo que recebe o “stress”do treino. Desta forma, a interconexão de cargas (ordem/dias/semanas) deve ser bem executada para que seu corpo sobre o “stress”do treino de forma progressiva e sem grandes saltos.

Acordei cansado(a), o que faço?

Sugerimos que realize o volume de treino proposto em uma intensidade mais baixa (treino rodado e leve). Se não estiver se sentindo bem para completar todo o volume de treino, pode reduzir.

Posso correr/pedalar/nadar mais do que o treino na planilha?

Não deveria rsrs.

O que eu devo fazer se sentir alguma dor ou desconforto?

Em primeiro lugar tente identificar se essa dor/desconforto foi fruto de algum tipo de treino específico (intensidade? subidas? treino indoor? musculação?).
Em segundo lugar, sugerimos reduzir as intensidades dos treinos pelos próximos dias e ver como o seu corpo reage.
Caso continue experienciando dor e/ou desconforto, procure um médico e ou um fisioterapeuta para uma sessão de avaliação e suspensa os treinos.

Não tenho o costume de fazer musculação, preciso realizar esses treinos?

Vários estudos mostram uma boa relação com o treinamento resistido e a performance. Desta forma é sim interessante ter e realizar um bom treino de musuclaçào para suportar a carga e impacto dos treinos, ajudando assim, a “blindar” um pouco este corpo. Inicie de forma tranquila e gradativa que logo você irá se beneficiar deste tipo de treino.

Como serão estruturados os meus treinos?

Seus Treinos poderão ser estruturados (montados), com controle de intensidade via PSE, FC, pace e potência. Verifique na indicação da planilha, qual o método utilizado.